segunda-feira, novembro 02, 2009

Comportamental - Liderança II


Para atingir a maturação em liderança há atitudes que são muito úteis:
- Responsabilidade;
- Iniciativa;
- Autoconfiança:
- Orientação para o cliente;
- Orientação para os resultados;
- Rigor;
- Cooperação;
- Abertura à mudança;
- Prazer no trabalho;
- Humildade.
. Liderar não é uma tarefa simples, pelo contrário liderar exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é como um ser vivo, dotado de colaboradores dos mais variados tipos.
Apesar de a liderança ser importante para a gerência e estreitamente relacionada com ela, liderança e gerência não são o mesmo conceito. Planeamento, orçamento, controlo, manutenção da ordem, desenvolvimento de estratégias e outras actividades fazem parte da gerência. Gerência é o que fazemos. Liderança é quem somos.
Uma pessoa pode ser um gerente eficaz, um bom planeador e um gestor justo e organizado e, mesmo assim, não ter as capacidades de um líder; ou simplesmente pode ocorrer o contrário. Uma pessoa pode ser um gerente ineficaz, porém, em contrapartida, ter as habilidades necessárias para um bom líder.
Em suma, liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam, voluntariamente, da melhor forma com os objectivos do grupo ou da organização.

Sem comentários:

Enviar um comentário