sexta-feira, outubro 23, 2009

Ambiente - Energias renováveis II

Energia Solar
Designação dada à energia proveniente do sol, essencialmente sob a forma de luz. Somente 40% da energia total solar pode ser utilizada pelo homem. O Sol é uma fonte de energia limpa e gratuita.

Energia Fotovoltaica
É o resultado da conversão directa da energia solar em energia eléctrica através do efeito fotovoltaico.

Energia Térmica
Ao contrário da fotovoltaica a energia térmica é utilizada para aquecimento, de águas sanitárias, águas de piscina e aquecimento de espaços.


Portugal tem condições excelentes para o aproveitamento solar, pelo que a utilização de colectores solares permite poupar na conta de energia e é melhor para o ambiente. Apenas em 20 minutos, chega à Terra tanta energia, como a que toda a humanidade consome durante um ano.
Os colectores solares são equipamentos que recebem a energia proveniente do Sol, concentrando-a e transformando-a em energia térmica, permitindo assim aquecer a água que circula no seu interior.
Os colectores solares, como o próprio nome indica, usam a luz solar (directa ou difusa) para armazenar energia calorífera para depois ser utilizada, em geral para o aquecimento de águas.
A mais comum das tecnologias de aproveitamento da energia solar térmica activa é o colector solar. Existem vários tipos de colectores:

Colector plano
Este tipo de colector é o mais comum e destina-se à produção de água quente a temperaturas inferiores a 60 ºC. Este é formado por: cobertura transparente, placa absorsora e caixa isolada.
Ao fazer circular o fluido térmico através dos tubos dos colectores, retira-se calor destes podendo aproveitar este calor para aquecer um depósito de água.

Colectores concentradores
São colectores de alta temperatura (acima de 70ºC). e de alta eficiência, usados para o aquecimento de fluidos (em altas temperaturas consegue-se atingir temperaturas acima dos 400º). Geralmente possuem um ou dois eixos de rotação de forma a poderem captar as radiações solares de uma forma mais rentável a qualquer altura do dia.

Esta é uma desvantagem, pois o mecanismo de controlo para fazer o colector seguir a trajectória do sol, é bastante dispendioso e complicado, para além de só permitir a captação da radiação directa.

CPC ou colectores concentradores parabólicos
O desenvolvimento da óptica permitiu muito recentemente a descoberta de um novo tipo de concentradores, chamados CPC, que combinam as propriedades dos colectores planos com a capacidade de produzirem temperaturas mais elevadas (>70ºC), como os concentradores convencionais do tipo de lentes.
A aplicação deste tipo de colectores é no aquecimento de águas sanitárias e também para uso industrial.

Colectores de tubo de vácuo
Estes consistem geralmente em tubos de vidro transparente cujo interior contêm tubos metálicos (absorvedores).
A atmosfera interior dos tubos livre de ar o que elimina as perdas por convenção os de tubo de vácuo, elevando assim o rendimento a altas temperaturas devido a menores coeficientes de perda a eles associados.
Têm como principal aplicação o aquecimento de águas para uso doméstico e podem auxiliar no aquecimento de uma habitação.

Sem comentários:

Enviar um comentário