
O QFD surgiu na década de 60, no Japão, quando a Mitsubishi recorreu ao apoio do governo japonês para que fosse possível desenvolver uma logística que permitisse a construção de navios-tanque e de superpetroleiros;
Como se tratava de um problema que dizia respeito à visão estratégica de industrialização do Japão, o governo solicitou aos professores universitários para que criassem um sistema que assegurasse que cada etapa do processo de construção estivesse efectivamente ligada a uma particular exigência do cliente. Foi então que, sob a liderança dos professores Shigeru Mizuno e Yoji Akao, surgiu o QFD, que durante muitos anos ficou conhecido como a Voz do Cliente.
Assim, esta técnica teve a sua origem no Japão, tendo sido aplicada formalmente pela Mitsubishi em 1972. Chegou aos EUA em 1984 pela implementação na Ford e na Xerox . Este conceito pode ser aplicado em diversos sectores empresariais, como a indústria, os serviços, a educação ou a saúde.
Permite entender as necessidades e os requisitos dos clientes (consumidores) para os incorporar nos requisitos do produto ou serviço prestado. Numa primeira fase transforma-se os requisitos do cliente em características de qualidade do produto ou serviço. Posteriormente desenvolvem-se as actividades necessárias para garantir que o produto final vai de encontro à qualidade requerida.
Como se tratava de um problema que dizia respeito à visão estratégica de industrialização do Japão, o governo solicitou aos professores universitários para que criassem um sistema que assegurasse que cada etapa do processo de construção estivesse efectivamente ligada a uma particular exigência do cliente. Foi então que, sob a liderança dos professores Shigeru Mizuno e Yoji Akao, surgiu o QFD, que durante muitos anos ficou conhecido como a Voz do Cliente.
Assim, esta técnica teve a sua origem no Japão, tendo sido aplicada formalmente pela Mitsubishi em 1972. Chegou aos EUA em 1984 pela implementação na Ford e na Xerox . Este conceito pode ser aplicado em diversos sectores empresariais, como a indústria, os serviços, a educação ou a saúde.
Permite entender as necessidades e os requisitos dos clientes (consumidores) para os incorporar nos requisitos do produto ou serviço prestado. Numa primeira fase transforma-se os requisitos do cliente em características de qualidade do produto ou serviço. Posteriormente desenvolvem-se as actividades necessárias para garantir que o produto final vai de encontro à qualidade requerida.
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